17 de set de 2017

Gleeson Paulino e a poesia imagética


Gleeson Paulino, fotógrafo brasileiro que viaja pelo mundo e pela arte. Fotografias poéticas que transmitem fortes sensações em cada detalhe da composição.

Depois de navegar bastante pela internet as 4 e pouca da manhã, acabo esbarrando com as fotografias dele do Johnny Massaro, então me encantei e pesquisei mais sobre o seu trabalho. Paulino tem uma carga cultural grande, passando pela América e Europa. Não só influenciado pela fotografia, como pela pintura também. Afinal, a pré-fotografia começa pelas artes clássicas, na qual o registro ,seja realista ou não, sempre foi uma maneira de comunicação, interação humana, história, exposição de valores.

http://gleesonpaulino.com/
Instagram 
Facebook


A primeira exposição de Paulino foi em Londres, Favela Chic, dali começou a esbravejar pela arte. Ele não se limitou apenas a fotografia, como levou adiante para o audiovisual. A essência poética em cada fotografia é fascinante, variando discretamente para um lado mítico.

Enquanto eu fazia a postagem Mais de 50 documentários sobre História da Arte, lembrei-me de uma fotografia de Paulino que me encantou, associei a uma cena do filme "Les Amitiés Particulieres".

por Gleeson Paulino
Les Amities Particulieres (1964)
A comunicação através da imagem sempre foi o ponto chave da fotografia, o transcorrer entre a visão do criador e do receptor é incalculável. Paulino usa uma simbologia farta, a narrativa é forte, mesmo que seja apenas do meu subjetivo. A semiótica bem trabalhada na composição influencia nos pontos estratégicos do navegar da nossa imaginação. O olhar, a posição, o objeto, a luz, a temperatura, o detalhe, o plano.

Uma perspectiva lenta conforme o ângulo e a direção dos modelos se fundem ao produto final, a luz bem administrada, o ambiente, tudo tão articulado e belo. Do visual para o audiovisual ainda segue na mesma essência, como um doce conto num final de tarde, uma poesia fotográfica.

#amodistaWANDERLUST by Gleeson Paulino from AMODISTA on Vimeo.


JOAO PIMENTA - FASHION FILM from gleeson paulino on Vimeo.





 


























Nenhum comentário:

Postar um comentário