20 de ago de 2017

Mais de 50 documentários online sobre História da Arte



Bosch, Blake, Caravaggio, Klimt, Escher, Frida, Manet, Da Vinci e muitos outros para assistir.

Olá pessoal, alguns dias atrás estava navegando pela internet em sites com assuntos sobre arte/história da arte, até que encontrei uma postagem com 50 documentários (ou quase) de história da arte, resolvi repassar para vocês e aproveitei para fazer algumas alterações e colocar novos conteúdos. A matéria saiu do site Canal do Ensino com a pesquisa elaborada pelo blog Alma de Fotógrafo.

Aqui no blog eu tento sempre postar temas artísticos, sejam eles em filmes, fotografia, moda e por aí vai... Além desses documentários, outros recursos envolvem a história da arte, como o estudo da semiótica, o contexto histórico, as ideologias de cada era, os períodos, as técnicas, as narrativas, filosofia.

Não fique só nesses documentários, eles são apenas uma porta de passagem para o conhecimento, alguns falam o "básico" sobre o artista, escolhendo os pontos cruciais de cada biografia, então use esse estímulo para pesquisar mais sobre. A análise da arte, a vida do artista, se for um retrato você já consegue puxar para Indumentária também (um exemplo, período Elisabetano), algum objeto da foto, pode ser um navio, um símbolo, uma cor, navegue do objetivo ao subjetivo.

Nesta postagem você encontra alguns dos grandes nomes, mais focados em artes visuais, mas existem milhares de formatos, artistas, períodos, estilos, regiões.

**Alguns estão sem legendas em português, porém o YouTube fornece uma ferramenta de tradução automática, não é muito boa mas ajuda no que pode. Para ativar é só clicar nas configurações da legenda e escolher traduzir para o português.**

--

Dicas: Alguns sites de museus disponibilizam conteúdos para download, análise de obras, vídeos. Não só os sites como os aplicativos. Para ficar mais fácil é só pesquisar no Google com o nome da obra que sempre aparece o site do museu na qual se encontra.

No wikipédia você sempre vai encontrar links dentro do artigo e as fontes utilizadas. Algumas são de museus e outras de artigos, então sempre é bom clicar nas fontes porque geram mais conteúdos linkados.

No tumblr existem contas de inúmeros artistas, normalmente são nesse formato de link "artist-xxxx".

https://artist-constable.tumblr.com/

Na internet você encontra diversos pdf gratuitos sobre história da arte e também histórias que envolvem a produção artística de cada obra, como em muitos quadros a mitologia e o cristianismo.

--

*Caso algum vídeo tenha sido delatado, avise nos comentários!*

Salva esse link e já começa a se preparar porque tem muito conteúdo para vários finais de semana.

Lascaux, Pré-História da Arte

“Lascaux é um complexo de cavernas ao sudoeste de França, famoso pela suas pinturas rupestres. A disposição da caverna, cujas paredes estão pintadas com bovídeos, cavalos, cervos, cabras selvagens, felinos, etc., permite pensar tratar-se de um santuário. As investigações levadas a cabo durante os últimos decénios permitem situar a cronologia das pinturas no final do Solutrense e princípio do Madalenense, ou seja, 17.000 anos AP. Todavia, certos indícios, tanto temáticos como gráficos levam a pensar que algumas das figuras podem ser mais recentes, sendo tal hipótese, confirmada por datações com Carbono 14, em cerca de 15.500 anos AP.

Episódio da série PALETAS, que analisa as simbologias e as técnicas empregadas por artistas em diferentes obras e em distintos momentos da história da arte. As formas, as variações de cor, os contrastes, os aspectos históricos e uma breve biografia do autor são ressaltados como elementos fundamentais para a compreensão estética e geral de cada obra.”

Bosch


“Jeroen van Aeken, cujo pseudônimo é Hieronymus Bosch, e também conhecido como Jeroen Bosch (1450 — 1516), foi um pintor e gravador Holandês dos séculos XV e XVI. Muitos dos seus trabalhos retratam cenas de pecado e tentação, recorrendo ao uso de figuras simbólicas complexas, originais, imaginativas e caricaturais, muitas das quais eram obscuras mesmo no seu tempo.”

Blake



“Um dos maiores exemplos do Romantismo, William Blake foi um artista multifacetado. Nos chamados “livros iluminados”, Blake combinou pintura, gravura e poesia, e seus versos estão hoje entre os mais famosos da língua inglesa.”

Caravaggio


Caravaggio

“Documentário que mostra a vida e obra de um dos mais importantes artistas da história: Caravaggio. Uma produção da TV Cultura e Malabar Filmes. Na produção também é possível conhecer os bastidores da maior exposição do artista já feita no Brasil, realizada pela Base7.”

Anjos e Carrascos - Caravaggio

“Da tela ao tipo de pincel usado pelo artista, do contexto político, histórico ou individual do pintor e da época de seu trabalho, Palhetas desvenda os inúmeros segredos que um quadro pode esconder. Usando finas técnicas como raio-X e infra-vermelho, o programa disseca pinturas ao seu nível mais íntimo fazendo uma astuta investigação!”

O Enigma das Catedrais Góticas

“Catedrais Góticas, gigantescas paredes de vidro num caleidoscópio de cores rodeadas por uma teia de alvenaria e coroadas com gárgulas assustadoras. Esses arranha-céus de pedras dominaram as paisagens por quase mil anos. Como, na idade média, sem o uso da tecnologia e de ferramentas modernas, os engenheiros construíram as catedrais góticas? Agora os peritos estudam uma nova teoria, um código matemática oculto, tirado das páginas da bíblia, que foi usado como modelo. Mas para desvendar os códigos da catedral os investigadores precisam analisar essas mega estruturas medievais nos mínimos detalhes.”

Constable


“John Constable usou durante toda a vida sua terra natal, Suffolk, como inspiração para suas paisagens. The Hay Wain (A Carroça de Feno) é provavelmente uma das obras mais famosas já criadas por um artista inglês.”

Courbet


“Courbet foi o primeiro artista a pregar que a arte deveria versar sobre o momento, e para tanto usou como modelos pessoas comuns, eliminando qualquer espécie de requinte ou exagero romântico de suas telas.”

Delacroix



“Considerado o maior pintor do romantismo francês, Eugène Delacroix introduziu o romantismo na pintura, equilibrando-se entre a lealdade ao mundo clássico e a urgência em exprimir seus sentimentos e produzindo obras absolutamente originais.”

Degas



"Edgar Hilaire Germain Degas (1834 — 1917) foi um pintor, gravurista, escultor e fotógrafo francês. É conhecido, sobretudo pela sua visão particular no mundo do ballet, sabendo captar os mais belos e súbteis cenários. É ainda reconhecido pelos seus célebres pastéis e como um dos fundadores do impressionismo."



“Doménikos Theotokópoulos (em grego: Δομήνικος Θεοτοκόπουλος), mais conhecido como El Greco, (“O Grego”; Heraclião ou Fodele, 5 de outubro de 1541 — Toledo, 7 de abril de 1614) foi um pintor, escultor e arquiteto grego que desenvolveu a maior parte da sua carreira na Espanha. Assinava suas obras com o nome original, ressaltando sua origem. Documentário em espanhol dividido em 6 capítulos.”

Friedrich



“Caspar David Friedrich é conhecido como o maior pintor romântico de paisagens. Ao adicionar elementos de profundo teor simbolista às suas obras, Friedrich rompeu com a tradição acadêmica que prezava, acima de tudo, a representação fiel do que era visto.”

Frida



Frida (em espanhol)

“Fragmentos de um documentário sobre a vida e obra da pintora mexicana Frida Kahlo, e sua tortuosa relação com o muralista Diego Rivera.”

Vida e Obra de Frida Kahlo

“Por meio do prisma da sua vida e da arte, o filme explora a cultura antiga do México, os inovadores em pintura, fotografia, cinema, escrita e poesia e o renascimento do interesse na cultura popular para o qual Kahlo tornou-se um símbolo.”

FRIDA KAHLO

“Vida e obras de Frida Kahlo são temas do Caldo de Cultura desta semana! Uma vida conturbada com doença, acidente e sequelas, Frida usava a arte para aliviar suas dores e sentimentos.”


Gauguin


Os Impressionistas Paul Gauguin

Gauguin

“O audacioso uso que Gauguin fazia de cores puras e intensas deu às suas telas uma expressividade intensamente pessoal, mas seu trabalho não encontrou receptividade na época. Hoje, entretanto, suas obras estão entre as mais procuradas por colecionadores de arte de todo o mundo.”

Georges La Tour

“Georges era muito conhecido por suas pinturas contendo efeitos de luzes noturnas e pinturas de um forma simplificada. Uma de suas obras mais famosas, Education of the Virgin, se encontra em exposição permanente no museu The Frick Collection de Nova Iorque.”

Goya


“As imagens sombrias presentes nas pinturas e gravuras de Goya não têm precedentes na história da arte ocidental. Inspirado pelos horrores da guerra e da Inquisição, produziu obras-primas atemporais que lhe garantiram o lugar entre os maiores artistas românticos.”

Henri Matisse 



“Quando falamos em grandes gênios da história, é possível dizer que são pessoas a frente de seu tempo. Com uma técnica precisa e utilizando o máximo das cores, Henri Matisse foi considerado um dos pintores mais importantes do século XX.

Suas obras fazem parte de uma exposição em Curitiba e no Caldo de Cultura de hoje vamos mergulhar no universo das cores de Matisse - conhecendo um pouco mais de suas obras e sua história.”

Hogarth

“William Hogarth foi o primeiro grande pintor originário da Inglaterra, e sua obra retrata com inteligência e técnica brilhante a sociedade inglesa da época. Excelente retratista, também ficou conhecido por suas pinturas históricas.”

Kandisky

“Wassily Kandinsky (Moscou, 16 de dezembro de 1866 (4 de dezembro no calendário juliano, então em vigor na Rússia) — Neuilly-sur-Seine, 13 de dezembro de 1944) foi um artista plástico russo, professor da Bauhaus e introdutor da abstração no campo das artes visuais. Apesar da origem russa, adquiriu a nacionalidade alemã em 1928 e a francesa em 1939.”

Klimt


“Gustav Klimt foi um improvável rebelde no mundo da arte. Seus retratos intensamente sensuais das mulheres vienenses ainda hoje impressionam o apreciador moderno de arte, e sua incomparável técnica decorativa demonstra a disposição de Klimt em buscar inspiração além das fronteiras europeias.”

Leonardo da Vinci



Leonardo da Vinci

“Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou simplesmente Leonardo da Vinci (1452 — 1519), foi um polímata nascido na atual Itália, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.”

Filme Leonardo Da Vinci - parte 1 (Legendado)

Filme Leonardo Da Vinci - parte 2 (Legendado)

Genius - Leonardo da Vinci

 

“A história do brilhante artista, escultor, arquiteto e engenheiro italiano são contados neste programa informativo. O legado de Leonardo para o mundo veio em tantas formas; Na beleza deslumbrante de The Last Supper e The Mona Lisa; Sua rica coleção de desenho; Os cadernos escritos com espelho contendo pensamentos originais sobre astronomia, biologia e fisiologia.”




“Um documentário sobre a vida e as obras do artista M. C. Escher. Maurits Cornelis Escher (1898-1972), geralmente conhecido como M. C. Escher era um artista gráfico holandês. Ele é conhecido por suas xilogravuras, litografias e mezzotints, muitas vezes matematicamente inspiradas. Estes apresentam construções impossíveis, explorações do infinito, arquitetura e tesselagens.”

Manet

"Edouard Manet foi um dos mentores do Impressionismo, tomando uma posição firme contra as restrições e convenções dos salões franceses. Uma das grandes obras de Manet é o famoso Bar aux Folies-Bergère. Apesar da aceitação que seu trabalho recebeu no fim de sua vida, morreu ressentido."

Michelangelo: O Juízo Final


“O Juízo Final é um afresco do pintor renascentista italiano Michelangelo Buonarroti medindo 13,7 m x 12,2 m, pintado na parede do altar da Capela Sistina. É, na visão do artista, uma representação do Juízo Final inspirada na narrativa bíblica.

Nesta pintura, Michelangelo, que nascera no ano em que a capela foi construída, dedicou todo seu engenho e força de 1535 a 1541.nota 1 Já havia travado um ardoroso combate com Júlio II durante o período de pintura do monumental Teto da Capela Sistina. Uma confrontação de dois espíritos fortes e audazes, sem dúvida. O trabalho fora encomendado pelo Papa Clemente VII, mas só com a morte deste teve início, já no pontificado de Paulo III, que ratificou o contrato.

O afresco ocupa inteiramente a parede atrás do altar. Para sua execução, duas janelas foram fechadas e algumas pinturas da época de Sisto IV apagadas: os primeiro retratos de Papas; a primeira cena da vida de Cristo e a primeira da vida de Moisés; uma imagem da Virgem da Assunção de Perugino, e as primeiras duas lunettes, onde o próprio Michelangelo havia pintado os ancestrais de Cristo.
A grandiosidade da personalidade do grande mestre se revela aqui, com toda sua potência, devido sobretudo à concepção e a força de realização da obra.

Aqui, Michelangelo não expressa vigorosamente o conceito de Justiça Divina, severa e implacável em relação aos condenados. O Cristo, parte central da composição, é o Juiz dos eleitos que sobem ao Céu por sua direita, enquanto os condenados, abaixo de sua esquerda, esperam Caronte e Minos.
A ressurreição dos mortos e os anjos tocando trombetas completam a composição.”


Miró (espanhol)


"Joan Miró i Ferrà (Barcelona, 20 de abril de 1893 — Palma de Maiorca, 25 de dezembro de 1983) foi um escultor, pintor, gravurista e ceramista surrealista catalão."

Monet


"Foi o quadro Impression: soleil levant (Impressão: nascer do sol) de Claude Monet que deu nome ao Impressionismo. Famoso por perceber as mais sutis nuances de cor e luz nas paisagens, Monet produziu obras-primas como as séries Les meules (Montes de feno) e Les nymphéas (As ninféias)."

Munch

"Durante toda a vida, Edvard Munch sofreu as conseqüências de uma infância rodeada de loucura e morte. Chegando à meia-idade, ele mesmo desmoronou completamente, mas nessa época sua obra já havia lhe conquistado fama em toda a Europa."

Paul Cézanne

"Paul Cézanne (Aix-en-Provence, 19 de janeiro de 1839 — Aix-en-Provence, 22 de outubro de 1906) foi um pintor pós-impressionista francês, cujo trabalho forneceu as bases da transição das concepções do fazer artístico do século XIX para a arte radicalmente inovadora do século XX."

Paul Klee

"O programa entra na intimidade do artista plástico Paul Klee por meio das páginas de seu diário para entender sua relação com a arte. Através de suas histórias de vida na Alemanha nazista, da vida familiar, da influência de grandes artistas como Kandinski e movimentos como o expressionismo e o cubismo, conhecemos um pouco mais o pintor e entendemos como suas idéias, sua curiosidade e seus métodos o levaram a se tornar um dos maiores pintores do século XX."

Picasso


Picasso (espanhol)

"Pablo Ruiz Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor espanhol, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo que passou a maior parte da sua vida adulta na França. Considerado um dos maiores e mais influentes artistas do século XX, é conhecido por ser o co-fundador do cubismo – ao lado de Georges Braque -, inventor da escultura construída, o inventor da colagem e pela variedade de estilos que ajudou a desenvolver e explorar."

Behind the Artist: When Paablo Became Picasso

“O Segredo por trás do artista - Quando Pablo Se Tornou Picasso

Hoje, o icônico Picasso ofusca o jovem Pablo, um imigrante catalão que chegou em 1900 a Paris com grandes expectativas. Tinha apenas 25 anos quando pintou uma de suas grandes obras-primas, Les demoiselles d'Avignon. O episódio mostra o início da sua carreira, apresentando lugares como o "Butte de Montmartre", em Paris, marcado pela efervescência e polo de criatividade.”

Pissarro

"Pissarro exerceu uma considerável influência no início de carreira de Cézanne e Gauguin, e uma de suas obras-primas é Le Boulevard Montmartre, effet de nuit hoje exposto na National Gallery, em Londres da famosa série de quatorze quadros retratando a vista de seu quarto no Hotel de Russie."

Rafaello

"Rafael Sanzio (em italiano: Raffaello Sanzio; Urbino, 6 de abril de 1483 — Roma, 6 de abril de 1520), frequentemente referido apenas como Rafael, foi um mestre da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento italiano, celebrado pela perfeição e suavidade de suas obras."

Rembrandt




Rembrandt

"Há quem diga que a habilidade de Rembrandt como retratista nunca foi superada, e talvez sua famosa série de auto-retratos seja a melhor demonstração de sua genialidade. Sua produção foi prodigiosa, e dominou com maestria todos os gêneros de pintura, incluindo retratos, paisagens e imagens religiosas."

Rembrandt, série Gênios da Pintura

Renoir

"Pierre-Auguste Renoir (Limoges, 25 de fevereiro de 1841 — Cagnes-sur-Mer, 3 de dezembro de 1919) foi um pintor francês impressionista. Desde o princípio sua obra foi influenciada pelo sensualismo e pela elegância do rococó, embora não faltasse um pouco da delicadeza de seu ofício anterior como decorador de porcelana."

Reynolds

“Joshua Reynolds foi o artista mais celebrado de sua época, e incorporou a influência da pintura histórica aos retratos que pintava, criando um estilo nunca antes visto.”


Rossetti



"A obra profundamente simbólica de Rossetti, de uma beleza ao mesmo tempo pueril e erótica, é considerada um dos maiores feitos artísticos do século XIX por sua originalidade e pela influência exercida nos simbolistas."

Rousseau



"Henri Rousseau trouxe vitalidade, charme e, principalmente, inocência à arte. Suas imagens em cores vivas de florestas e animais selvagens imaginários são quase infantis em sua execução, mas estão entre as mais fascinantes já produzidas, apesar de suas imperfeições técnicas."

Salvador Dalí


Salvador Dali (espanhol)

"Salvador Dalí i Domènech, 1º Marquês de Dalí de Púbol (Figueres, 11 de maio de 1904 — Figueres, 23 de janeiro de 1989) foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica."

Salvador Dali, biografia (espanhol)

Seurat

"George Pierre Seurat foi o inventor da técnica conhecida como pontilhismo, em que uma figura é formada por pequenos pontos de cores básicas que se fundem à distância, e completou apenas sete telas usando essa técnica extremamente complexa, entre elas a magnífica Une baignade, Asnières (Cena de banho em Asnières). Apesar de morrer jovem, Seurat definitivamente teve uma vida cheia de realizações e seu legado para a arte é inestimável."

Turner



"J. M. W.Turner chegou ao final da vida como o artista mais conhecido da Inglaterra. Demonstrando uma clara preferência pela pintura de paisagens, seu uso de luz e cor é incomparável."

Toulouse-Iautrec



"Henri de Toulouse-Lautrec foi uma figura trágica na história da arte. A vida boêmia que levou nos bordéis e casas noturnas de Paris forneceu a inspiração para suas melhores obras, e suas ousadas pinturas do famoso Moulin Rouge refletem efetivamente toda a energia da vida noturna da época."

Van Gogh



Van Gogh, série grandes artistas

“Vincent Willem van (1853 - 1890) foi um pintor holandês considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental. Ele criou mais de dois mil trabalhos em pouco mais de uma década, incluindo por volta de 860 pinturas a óleo, a maioria dos quais durante seus dois últimos anos de vida. Suas obras abrangem paisagens, naturezas-mortas, retratos e autorretratos caracterizados por cores dramáticas e vibrantes, além de pinceladas impulsivas e expressivas que contribuíram para as fundações da arte moderna.”

Van Gogh - Vida e Obra de um Gênio (Vincent & Theo) - Legendado

“Vincent & Theo (Robert Altman, 1990)

A intensa relação de amor e ódio entre o pintor holandês Vincent Van Gogh e seu irmão mais novo, Theo, até o suicídio do artista. Drama intimista, inédito nos cinemas do Brasil. Redução de minissérie realizada para a tevê européia, com locações na Holanda, França e Bélgica, e belíssima fotografia. Mostra com precisão a vida íntima do artista de temperamento instável e tempestuoso, mas, ao mesmo tempo, generoso e terno, para quem a arte era mais preciosa do que a própria vida.”


Van Dyck

“Pupilo de Rubens, Anthony van Dyck também foi inspirado pelos mestres renascentistas. Dedicou-se especialmente aos retratos, que revelam sua sensibilidade às nuances psicológicas das personagens, além de demonstrar sua maestria técnica.”

Vermeer


Vermeer, série grandes artistas

“O principal tema das pinturas de Vermeer são as cenas comuns do cotidiano, que retratou em imagens tranquilas e precisas, de organização quase matemática, com uma notável habilidade em transmitir os efeitos de luz.”

Vermeer

Velasquez



“Diego Rodrigues da Silva y Velázquez foi um pintor espanhol e principal artista da corte do Rei Filipe IV de Espanha. Era um artista individualista do período barroco contemporâneo, importante como um retratista.”

Semana de Arte Moderna

“Para comemorar os 80 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, a TV Cultura produziu em 2002 este programa que destaca os principais fatos, personagens, atos e efeitos do movimento Modernista.”

Mulheres na arte

“Tratar da mulher e a arte envolve uma reflexão de um estilo que alia poética com a representação feminina na sociedade.

No Caldo de Cultura de hoje, vamos entrar no mundo da arte feminista, conhecer as principais artistas, sua história e muito mais! Você confere a Exposição Vidas Refugiadas que trouxe para Curitiba a história de 5 mulheres vítimas de guerras e a história do grupo Guerrilla Girls.”

Mulheres Artistas da América Latina - 1915 a 1995



“Possui o trabalho de artistas importantes do passado recente, como a brasileira Tarsila do Amaral e a mexicana María Izquierdo e Frida Kahlo. Inclui entrevistas recentes com artistas vivos, como a pintora colombiana Fanny Sanín, a artista multi-média chilena Soledad Salamé, a escultora venezuelana Elba Damast e a artista multi-media cubana María Campos Pons. "Latin American Women Artists 1915-1995" dá uma história abrangente de arte feita por mulheres trabalhando em "La América Latina" ao longo do século XX.”

Grandes pintores norte americanos

História da Arte - Douglas Tufano

História da Arte – Das Origens ao Legado Grego (parte 1)

História da Arte – Das Origens ao Legado Grego (parte 2)

Arte Medieval e Renascentista (parte 1)

Arte Medieval e Renascentista (parte 2)

Os impressionistas

Pinturas do Alto Renascimento

Playlist Univesp ARTE





Conheça o meu canal no YouTube, lá você encontra vídeos diversos e associados ao blog, CarlosAbreuBlog. Você também pode me acompanhar nas redes sociais, lá você saberá das novas publicações e mais novidades.
Instagram  Facebook  Twitter

Fontes: http://historiahoje.com/50-documentarios-sobre-historia-da-arte-gratuitos-e-online/


Nenhum comentário:

Postar um comentário