7 de jul de 2017

Canva - software de design gráfico gratuito



Canva foi lançado recentemente no Brasil e tem se destacado pelo serviço que oferece. Online e gratuito, esse software de design gráfico está há pouco tempo no mundo virtual e contém mais de 10 milhões de usuários em 179 países. O Canva é fácil de se usar e para quem entende de design deve ser uma leveza trabalhar com ele.


Eu já fiz algumas capas pro blog e canal utilizando o Canva, claro que eu não tenho uma noção profissional, mas pelas ferramentas fáceis eu tive uma leveza na hora de criar, mesmo não entendendo algumas funções. Tem uma penca de designs prontos e editáveis, facilitando mais ainda na criação.

Um exemplo são designs com dimensões certas do material que você vai fazer como as capas de facebook, convites, capas de livros, cds. Além disso por ser um site gratuito, ele é bem flexível e uma mão na roda. Não é necessário ser um designer para navegar pelo site, basta ter noção do que você quer e mão na massa.

Antes de fazer qualquer material, certifique-se das suas ideias mesmo que não sejam fixas ou elaboradas, ao longo do percurso você pode editar como quiser. Busque inspirações para ter uma base de como é feito para moldar da sua maneira. O canva disponibiliza tutoriais mas caso você queira saber mais procure na internet, fuça mesmo, no youtube tem diversas aulas e explicações. A teoria não é tão dinâmica quanto a prática mas é sempre bom dar uma lida para ter uma base.


Criar um design: Você escolhe qual design você quer fazer nas variadas opções de formatos. (Capa de facebook, de blog, convite, banner, logo etc.).
Todos os seus designs: Designs criados por você.
Compartilhado com você: Local de designs que foram compartilhados com você.
Criar uma equipe: Grupo no qual você pode criar uma equipe com 10 membros gratuitamente para compartilhar designs e pastas.
Sua marca: Local onde você cria sua marca, logotipos, cores, fontes.
Explorar templates: São designs já criados por outros membros que você pode escolher e editar também.
Adicionar nova pasta: Você cria pastas para salvar seus designs, podendo criar apenas duas como membro grátis.
Lixeira: Designs excluídos. Você tem a opção de restaurar ou excluí-los definitivamente. Você terá até 30 dias para resgatá-los antes de serem removidos por completo.
Upgrade: 

Aprenda a criar designs: Tutorial de como usar o canva em diversas funções.
Inspire-se: Você encontra o design de outros usuários para se inspirar.

x-Parte da criação-x

Buscar: Pesquise fotos e ilustrações para o seu design.
Layouts: Layouts montados para editar do jeito que quiser.
Elementos: Nos elementos você encontra imagens, ilustrações, grades, formas, linhas etc.
Texto: Você encontra frases prontas para colocar no design podendo editar.
Fundo: Você encontra diversos fundos, com cores, texturas para facilitar na montagem do seu design.
Uploads: Você pode colocar imagens do seu computador/galeria também.
Arquivo: Você acessa as informações do seu design, podendo salvar e fazer uma cópia.
Desfazer: Desfaz a última ação.
Refazer: Refaz a última ação.
Ajuda: Aqui você entra em outra parte do Canva, no portal de suporte. 
Compartilhar: No compartilhamento você tem mais de duas opções, incorporar, link, compartilhar com uma pessoa (você pode escolher em deixar editável ou não, tipo Google Drive) e também nas redes sociais.
Baixar: Para fazer o download você pode colocar em 4 formatos: PNG, PDF - Padrão, PDF - Impressão, JPG.
Eu sempre baixo em PNG por ser melhor na qualidade.
*Para alterar o nome do seu arquivo é só clicar no "Título de..." nas ferramentas na parte superior.*


O canva disponibiliza várias ferramentas para facilitar seu trabalho, filtros, fontes, cores, fundos etc. Praticamente quase tudo é editável no Canva, uma ótima forma de simplificar o que para muitos é um bicho de sete cabeças.

Além disso ele oferece um tutorial para você se familiarizar com as ferramentas, ampliar seu conhecimento. Uma dica importante é que dependendo da maneira em que você for usar o Canva, vale dar uma lida nos regulamentos, afinal, ali contém imagens, ilustrações etc...


Para quem tem iPad e iPhone pode baixar o app:

Canva - Graphic Design & Photo Editing





Conheça o meu canal no YouTube, lá você encontra vídeos diversos e associados ao blog, CarlosAbreuBlog. Você também pode me acompanhar nas redes sociais, lá você saberá das novas publicações e mais novidades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário