18 de set de 2015

5 dicas para fotografar melhor




Olá pessoal, como vocês sabem eu faço curso de fotografia, ao longo dele eu aprendo DIVERSAS coisas e uso como dica, tem mais de 10 mil maneiras para se fotografar melhor. No que eu digo fotografar melhor, é como saber mexer na máquina, ter a sua visão e sua essência na foto, porque ficar fotografando por nada, pode ser chato. Não estou aqui pra ditar maneira de como deve se fotografar e sim dicas pra quem quer mais alternativas antes de apertar o click.

Vamos lá!

São dicas que eu uso e procuro usar, aprendi algumas sozinho e outras com os professores.

Luz. A câmera trabalha com a luz, então saber se posicionar com a luz certa, ajudará muito. Saiba onde tem mais ponto de luz, ou onde a luz bate, qual o melhor ângulo etc. Eu tenho limitações por conta do meu equipamento e isso me faz sempre escolher o melhor ponto de luz pra fotografar, mas não é só pra quem tem limitações no equipamento... O essencial é você lidar com a luz que está tendo e saber se virar com ela. Digamos, você quer fotografar um(a) modelo e não tem flash externo ou algum equipamento específico de iluminação? Vai pro sol ou pra algum lugar aberto, de preferência de dia no local aberto, né... Procure algum local com maior iluminação e nada que afete no olhar do(a) modelo, porque na câmera pode sair com o olho fechado ou lacrimejado. Uma dica é, posicionar a modelo contra o sol, ativar o flash embutido, focar em algum ponto atrás dela (isso deixará o primeiro plano, modelo, escuro), depois enquadrar e clicar. Normalmente a foto sairá com o(a) modelo focado(a), iluminado(a) e o fundo nítido e iluminado. Você pode bolar vários jeitos para fotografar e saber sintonizar sua visão com a máquina!


Pense. Saber o que quer fotografar é essencial! Em algum local, qual o seu foco da foto, a paisagem, a grama, a árvore, modelo, cão, lixeira, poste? Antes de clicar, veja se está enquadrando bem, se não está cortando algo importante na imagem, se tudo que está na imagem é pra aparecer ou não, se o foco está no lugar certo, se as configurações estão certas e se... o que você realmente quer fotografar está certinho na foto. Digamos, você está na praia e quer fotografar uma modelo, nisso tem um casal se beijando atrás, uma lixeira perto dela, um grupo de turistas atrás, uns caras olhando pra modelo, algumas pessoas tirando foto também do seu ensaio, algumas barracas, pessoas vendendo bebida e um garoto de skate. Pode ser que saiam desfocados, mas você queria que o foco fosse a modelo e que a praia complementasse a foto, mas se olhar bem parece que você está na cidade ou em alguma feirinha, era isso que você queria na foto? Não acha que isso atrapalha no ponto principal da foto? Então pense bem na foto antes de fazer o click e faça mais de 2 fotos do mesmo objetivo, isso te dará mais alternativas na hora de escolher.


Criatividade. Não tenha medo de inventar ou expor o que você quer na fotografia. Lembre-se que fotografia é uma arte e isso é bastante particular porque não são todos que gostarão da sua foto. Então, abra sua mente e deixe suas ideais profundas tomar conta. Você fotografa pra você ou para os outros? Deixe sua arte agradar a você em primeiro lugar, se agradar aos outros, é bônus!


Conhecimento. Saber sobre o seu esquipamento é essencial, porque você não estará limitado com a máquina. Saberá alternar das funções da máquina à sua visão. Do que adianta ter uma máquina na mão e "só saber apertar o botão on/off"? Leia livros sobre o assunto, veja vídeos, faça o que tiver de interesse pra aprender mais sobre a fotografia. É necessário saber de tudo? Não, mas conhecimento às vezes nunca é demais.


Treinar. Pegar a máquina e fotografar tudo é bom, porque você estará aprimorando sua forma de fotografar. Alterne na fotografia, fotografe do dia à noite, do modelo ao objeto, da paisagem ao animal, da grama ao inseto e por aí vai... Isso ajudará a ter mais noções do que usar em determinadas ocasiões, deixará preparado, você sabendo o que usar só com experiências passadas é um avanço muito bom.


Lembrando que ainda sou um estudante e uso essas dicas, algumas ainda estão em práticas e se isso tem me ajudado? Sim! Provavelmente ajudará você também.








4 comentários:

  1. Genial!
    Adorei todas as dicas que você deu, principalmente a da criatividade.
    Aos 13 anos eu amava fotografar e deixava a minha criatividade me levar além, até que algumas pessoas começaram a me atacar por isso e eu sem saber me defender apenas parei de fotografar. Esse bloqueio por causa das criticas que eu ainda não sabia lidar durou mais ou menos uns dois anos. Voltei a fotografar, recuperei a minha pratica e hoje em dia não tenho medo de nada porque sentimento nem um abala o que eu sinto quando estou com a câmera em mãos.
    Suas dicas estão sensacionais, gostaria muito de ter lido algo parecido aos 13 anos, mas mesmo agora me ajudou muito e tenho certeza que vai ajudar muita gente também!
    Um beijo ♥

    www.ultimobiscoito.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amor, que comentário chok, eu entendo pelo que você passou e isso é uma das barreiras mais comuns no mundo da arte. Sempre terão dois ou três pra questionar a sua arte, mas não se abale. O bom é que você deu a volta por cima e samba na cada deles ❤ xx

      Excluir
  2. Amo fotografar,
    mas n tenho técnica nenhuma,
    muito obrigada pelas dicas,amiga!
    Bjos
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  3. É só estudar e se soltar, amor. Não tem bicho de sete cabeças, então não tenha medo de não ter técnica. Beijos, volte sempre ❤ xx

    ResponderExcluir