17 de ago de 2015

Fotômetro, devemos respeitar?


Olá pessoal, mais um post sobre fotografia aqui no blog e sim, ainda estou repousando e fazendo post pro blog. Enfim, o assunto pra mim não é novo e já estava há um tempo querendo escrever sobre.

O que é o fotômetro?

Ele serve para medir a intensidade da luz, pode ser interno na máquina ou externo. Sabe aquela "régua" com -/+ na sua máquina, aquele é o fotômetro. Ele pode te ajudar e atrapalhar mas saiba que você está no comando da máquina, podendo fotografar do jeito que quiser, sendo mais escura ou mais clara a fotografia.

No meu curso o pessoal ficava falando sobre obedecer o fotômetro, sempre fotografar quando estiver centralizado, na luz ideal. Mas isso não é necessário, o fotômetro pode enganar a gente com a medição, olhando pro ambiente pode ser que tudo esteja lindo mas quando você fotografar, ou pode estar claro demais ou escuro demais. Muitos se enrolavam porque faziam de tudo pra ficar certinho mas mal sabiam que uma simples função mexe com tudo. Por isso é bom saber mais sobre o seu equipamento, leia o manual!


O fotômetro não trabalha sozinho, trabalha com o ISO, velocidade, obturador, ângulo e outras funções da máquina e aparelhagem que você pode comprar. Essas funções da máquina ajudam a estabilizar a quantidade de luz. Com a velocidade alta, o seu ambiente vai ficando mais escuro porque a entrada de luz é curta mas com o ISO alto, a foto pode ficar certinha. Com a velocidade baixa, o ISO alto e o ambiente escuro, a foto pode sair boa também dependendo do que você quer na foto. 


Existe diversos modos para fotografar, eu não obedeço muito o fotômetro, adoro fotografar com um pouco de luz porque isso dá mais contraste, mas isso é de cada um. A sua maneira de fotografar é particular junto à sua arte. Por que eu gosto de dar mais contraste podendo ajeitar no photoshop? Como eu disse é questão de gosto, amo contrastar com o ambiente. Ter os detalhes realçados e a cor mais intensa. Tem pessoas que gostam de fotos claras, chegando a estourar ou não.

Ele pode ser bem complexo dependendo do que você quer, qual máquina e qual forma você está usando. Mas estou escrevendo apenas o básico, para ter uma pequena noção de sua função. Antes de fotografar, você tem que analisar tudo, ambiente, informações, modelo, paisagem, aparelhagem. E a fotografia é combinada com a luz, nós desenhamos com a luz, então ela sempre será importante pra gente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário