15 de ago de 2015

Como buscar inspirações na hora de fotografar?


Olá pessoal, estou aqui mantendo repouso porque fiz cirurgia nos dois sisos do lado direito, estou com uma bola de inchaço e dolorido, mas estou aqui pra fazer post, né non?! Ontem não teve por conta desse problema, chega chorei de dor.

Enfim, vamos ao que interessa!

Eu estou no segundo módulo do curso de fotografia e ainda não alcancei minha originalidade e buscar temas, o que eu quero com a fotografia, o que eu quero passar na fotografia, qual o sentido dessa fotografia, os elementos estão de acordo com o meu pensamento e outras mil coisas.
Sempre pego no meu pé por conta disso, eu gosto de fotografar e isso não é tão simples. O lado artístico, retrô, fashion e hipster me fascina mas vamos lá, eu fotografei meus amigos fumando, mas o que eu queria passar com eles fumando, só fumando? E fica nessa repetição só da fumaça? Fica chok mas é só isso? Sabe... Às vezes fica chato.

Então saiba o que você quer com o ensaio, o que você deseja passar, calcule bem a foto, tire mil até encontrar a perfeita e a que tenha sua essência.

Mas como consigo arranjar inspirações?

Inspirar, não é copiar! Então procure sempre montar todo o roteiro das suas fotos e o que você quer, veja alguns ensaios, procure fotos, veja temas. Eu sei que hoje em dia nada é totalmente original mas não vamos ser bobos de ficar na cola de outra pessoa fazendo o mesmo trabalho. Vamos procurar nossa essência, eu acho lindo a originalidade, a marca da pessoa. Eu ainda não sou original, eu sei 
disso mas procuro ser.

Vamos as dicas de como conseguir buscar inspirações.

1- Redes sociais, tumblr, we heart it, facebook, pinterest e outros. O meu favorito é o tumblr, pode ter certeza que você vai encontrar de tudo lá. No faceboom você pode participar de grupos fotográficos, acompanhar páginas. No tumblr você procura com as tags e acha várias fotos, procura algum estilo e acha diversas fotos. No we heart it você acha MUITA foto estilo hipster, alternativo, conceitual, eu amodoro essa rede. 



2- Pense no que você vai fotografar, pense como se fosse uma história, na verdade é quase isso, porque aquela foto é o congelamento de um acontecimento e de sentimentos, ali você mostra o que quiser e interpreta do jeito que quiser.



3- Clipes, filmes, documentários, algum arquivo digital com imagens pode servir como inspirações. Sabe quando você olha um filme e pausa em alguma parte que ficou "NOSSSA" ou algum GIF que tá tipo "A R R A S O U"? A partir disso pode surgir milhares de ideais.



4- Você tem memória boa? Guardar ideais pode ser muito bom porque isso acumula e gera novas ideias a partir das que já estão na sua cachola. Caso não tenha, anote ou guarde em algum lugar.



5- Salve imagens, tenha uma pastinha só de inspiração, isso me ajuda muito.



6- Música também está ligada nisso, você pode parar um dia ou quando estiver escutando algo que goste, começa a imaginar algum ensaio, algo que conecte-se a fotografia e à você.



7- Não siga os outros porque isso só te faz mal e você não encontrará o seu "eu", a sua personalidade, a sua arte, na fotografia. As dicas são poucas, mas você consegue algo com elas e as inspirações estão ligadas à sua emoção e ao que se sente melhor, então faça do seu jeitinho mas sem estragar tudo.



8- O PRINCIPAL DE TODOS, SEJA CRIATIVO E NÃO TENHA MEDO, PORQUE A SUA CRIATIVIDADE FAZ PARTE DE VOCÊ.




Abaixo colocarei algumas imagens de inspiração:


Imagens retiradas da internet, caso houver qualquer problema, entre em contato comigo. 






8 comentários:

  1. Fotografar é tão lindo. O mesmo lugar ou mesma pessoa pode ser fotografado milhares de vezes, mas cada fotografo tem um olhar diferente que muda nossa visão a cada foto.

    http://lekaguimaraes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amore, desculpa a demora!! Sim, cada fotógrafo tem a sua visão em diferentes modos, é lindo como dá pra conseguir registrar momentos de diversas formas e de pensamentos diferentes. A fotografia é uma arte tão bela que arranca muito sorriso <3 xx

      Excluir
  2. Adorei, sempre que olho para algum lugar sinto vontade de fotografar, por motivo de uma musica, alguma lembrança ou pelo motivo daquela ser a foto perfeita.
    Parabens pelo blog.

    Euablogueirapobre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmm,ainspiração tá em tudo, música então *---* Obrigado, volte sempre <3 xoxo

      Excluir
  3. Eu gosto de pegar no pinterest! Adoro!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de me inspirar com os D.I.Y que tem lá, prefiro o We heart it e Tumblr pra pegar fotos!! xoxo

      Excluir
  4. Por falar em sisos... os meus já começaram a nascer, e eu tô com medo dessa maldita dor e de arrancá-los kkkk.
    Ótimo post! Eu fiquei pensando aqui, não sei se seria uma boa dica mas... Que tal contextualizar fotografias? Acho que se pensarmos em uma historinha, uma situação, talvez a criatividade fluiria mais rápido!
    rsenhando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei como que é... Mas em alguns casos não precisa arrancar, reza pra ser um dos casos.

      Obrigado, que bom que gostou <3 Sim, as fotografias revelam várias maneiras de interpretar e criar um texto inspirado na sua visão da fotografia seria um boa,gostei da dica!
      xoxo

      Excluir

Postagens Relacionadas

Postagens Relacionadas Plugin for WordPress, Blogger...