1 de ago de 2015

5 dicas para lidar com o nervosismo na hora de fotografar


Olá pessoal, como estou fotografando mais do que eu esperava, vou separar 5 dicas que estou aprendendo nesse tempo com a fotografia. É inevitável ficar nervoso em certas ocasiões e como fotografo modelos, eu fico nervoso, eles ficam nervosos e como resolvo isso? Abaixo você ficará sabendo como consigo lidar com essas situações.

1- Conversar, quando você conversa com a pessoa tudo pode funcionar melhor. Porque você chegar e começar logo as fotos é meio que um choque, ainda mais se a pessoa for tímida. Quando você trabalha com modelos profissionais, pode ser mais fácil porque eles já são mais experientes e lidam com isso o tempo todo. Mas mesmo assim quando você conversa com a pessoa, ela vai se soltando, você descobre algumas coisas como: o melhor ângulo da pessoa, como ela sorri, o que ela não gosta de ressaltar nas imagens e por aí vai...


2- Música, colocar uma música que ambos gostem dependendo do lugar, tudo fica mais harmonioso. Eu sempre dou dicas com a música, porque quando estamos em casa ouvindo às vezes fazemos expressões boas e podemos usá-las para fotografar, então é só ficar defronte ao espelho e começar a fazer suas melhores expressões. Com o fotógrafo, a música pode deixar ele mais relaxado e a vontade, nós também ficamos nervosos porque às vezes as fotos não saem como queremos e isso vai afetando nosso psicológico que na hora vamos ficando maluquinhos a cada minuto. Mas quando ambos estão tranquilos e em sintonia, tudo fica melhor.


3- Relaxe, antes de começar o ensaio, se você for muito tímido(a) ou está nervoso(a) demais, vá para algum local calmo, respire fundo e solte lentamente o ar, faça isso por um bom tempo. depois pense em algo relaxante, seu quarto, alguma música, clipe, pessoa, animal, algo que você tenha paz só de lembrar. Feito isso, lembre que está numa sessão de fotos e diga a si mesmo que tudo vai ficar bem, pode ter certeza que vai. Quando você se acalmar, lembre-se do que vai fazer e de como vai ocorrer bem. Caso funcione mas não muito, mastiga um chiclete porque dizem que isso ajuda no nervosismo, não sei explicar o porquê disso acontecer.

Foto do ensaio da Paula Gomes
4- Organização, tenha tudo prontinho, sei que na hora pode mudar algo mas se tudo estiver organizado, você não precisará se preocupar tanto. Porque desorganização só aumenta seu nervosismo. Separe as roupas que você vai usar, escolha os sapatos, acessórios de cada look e maquiagem de cada look caso mude. Faça uma listagem de itens porque na correria acabamos esquecendo. E você fotógrafo organize tudo se o ensaio for externo/estúdio, antes do horário marcado dê uma checada nos aparelhos, no local, revise seu material e suas ideias.


5- Resultado, mas Carlos, o que seria isso? Então, quando você está fotografando é legal mostrar o resultado pro modelo/cliente, porque ele vai olhar e ver como está saindo as fotos, porque às vezes a pessoa pode ficar tão insegura ao ponto de pensar que as fotos não estão saindo legais e isso acaba sendo perceptível na fisionomia da pessoa, mas quando ela está ciente que as fotos estão L I N D A S, ela vai se sentir mais confiante e relaxada. E também com isso, a pessoa pode mostrar qual lado fica melhor nela ou que foto ela gostou da pose pra você reproduzir nas demais. Ahhh, e não se preocupe que é normal no começo ficar uó mas depois tudo fica mais tranquilo.


Pessoal, fiquem ligados que os ensaios que estou fazendo serão liberados aqui no blog já já

Prévia das fotos que estão chegando






2 comentários:

  1. Meu Deus!! Essas fotos são suas??! Quem me dera ter o seu talento. Já até virei seguidora haha!
    xoxo
    http://minhaopiniaosobreqqcoisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A dos meninos em preto e branco, e o GIF não são minhas. Muito obrigado, de verdade, fico hiper mega feliz em ler comentários assim ❤ desculpa a demora pra responder, sou lerdinho hahahauahya xx

    ResponderExcluir