25 de jul de 2015

Qual câmera devo comprar?


Olá pessoal, a postagem de hoje é a dúvida de muitos amantes da fotografia, porque todos querem saber se existe um modelo certo de câmera pra comprar. No meu curso mesmo, muitos perguntaram: "Professor, qual câmera é melhor?"; "Qual é a profissional?"; "Nikon ou Canon?"; "As marcas novas são boas?" e por aí vai... Mas existe algum modelo certo? Qual é a melhor?

Não existe um câmera, marca, modelo certo pra comprar. Tudo depende do que você quer , muitos fotógrafos já cansaram de comprar lentes/objetivas que nunca usaram e isso acontece com diversas pessoas com as câmeras. Digamos, você quer uma câmera boa pra fazer fotos em estúdio, a primeira etapa é pesquisar, a segunda é pesquisar de novo, a terceira é buscar resenhas, a quarta é buscar ler o manual antes... Ahhh, mas como vou fazer isso? É só baixar o manual na internet.

Por que fazer isso? Porque existem diversas câmeras com a mesma função ou melhor, então se você pesquisar direitinho, pode acabar achando a certa pra você.

Alguns cursos de fotografia tem o requerimento da "DSLR", que vista por todos é a profissional. Meu professor falou sobre o profissionalismo, se um fotógrafo não usa a máquina dslr e está há muito tempo no ramo, faz fotos incríveis e não teve se quer um problema com a máquina, ele não é considerado profissional? A câmera não faz o profissionalismo do fotógrafo e sim sua experiência, determinação e conhecimento.



Mas não é por isso que você vai jogar tudo pro alto e falar, "NÃO PRECISO DE UMA DSLR!". Eu não tenho uma e estou querendo comprar por conta das limitações da semi, sim... as DSLR tem mais funções do que uma normal, as normais tem uma certa limitação dependendo do modelo, seja no ISO, na abertura, na velocidade, nos clicks, na exposição e por aí vai...

"As máquinas são caras, não tenho dinheiro pra comprar." Vamos lá para as dicas:

1- Você não precisa se preocupar em comprar a máquina, porque se endividar por uma coisa que não sabe se vai dar certo é uó. Porque não é toda hora que surge ensaio/evento e se surge, não são todos que fecham o contrato.

2- Você pode começar a juntar ou comprar uma usada pra ter mais experiencia e com o dinheiro acumulado, comprar uma nova. Mas bora lá, a máquina tem seu tempo de vida, quando for comprar uma usada TESTA TUDO NA MÁQUINA E VEJA O NÚMERO DE CLICKS. A "validade" da máquina é seu número de clicks, então veja antes se não está prestes a atingir o número, se estiver nem compra.

3- Garimpa por todas as lojas que vendam máquinas, porque sempre tem alguma com uma promoção, preço menor ou desconto.

4- Não se preocupa com a DSLR, tudo tem o seu tempo e sacrifício. Você faz um trabalho bom? Tem bastante cliente? Divulga bem seu trabalho? Então, já já, ela estará nas suas mãos.

"Nikon ou Canon? Sony ou Samsung? etc..."


Como eu escrevi ali em cima, tudo depende do que você quer, o que você necessita na máquina. 

Você vai fotografar fotos de paisagem? Procura uma câmera que se encaixe perfeitamente pra esse tipo de foto. 

Você vai fotografar à noite? Procura uma câmera que se encaixe perfeitamente pra esse tipo de foto.

Você vai fotografar paisagem e à noite? Procura uma câmera que se encaixe perfeitamente nesse estilo de foto ou uma objetiva que ajude você. "Minha câmera não tem como trocar objetiva". Ok, procura algum meio de fazer as fotos, usando alguma iluminação/flash externo, pra tudo tem um jeito. Eu não tenho uma DSLR e passo um sufoco por conta das limitações mas persisto pra conseguir alcançar algo próximo ou favorável.

Pesquisa antes de comprar e tenha em mente o que você deseja com a máquina.

A minha máquina é a Nikon P530, futuramente faço uma resenha sobre ela.

NIKON P530

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre pesquiso, ainda to pesquisando. Mas achei uma boa DSLR samsung. E Para nós, blogueiros eu acho que ajuda. Mas talvez eu não compre.

    http://blogevery-day.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Postagens Relacionadas Plugin for WordPress, Blogger...