28 de jun de 2015

O que é ser fotógrafo?


Olá pessoal, quem acompanha o blog sabe que eu faço curso de fotografia e como o blog aborda esse assunto, vou me aprofundar mais e tentar repassar tudo que eu aprendo e convivo mas calma que não sou profissional, então não esperem muita coisa de mim!

Eu estava querendo fazer esse post faz tempo, mas qual seria o tema? Eu fiz uma pergunta para alguns fotógrafos, no intuito deles mostrarem um pouquinho da sua visão sobre o seu trabalho que muitos acham fácil: "Até eu faço isso, só pegar uma câmera profissional e tirar foto", porém, não é tão simples assim, você tem que saber o que está fazendo.

Essa pergunta não foi tão fácil como parece, achar palavras para descrever e expor seu ponto de vista pode ser difícil, porque não é um simples trabalho e sim uma dedicação e amor ao que você faz. A pergunta feita para todos foi essa: "Pra você, o que é ser fotógrafo?:"

Minha resposta:
Pra mim, fotógrafo é ser um amante da fotografia, livre para mostrar sua arte e sua visão sobre um determinado assunto, podendo te levar a lugares na sua imaginação e conhecendo novidades, que foi feita por alguns ingredientes, como: Dedicação, amor, tempo, paciência e outros adicionais. 

Abaixo confira as respostas e um pouco do trabalho deles:


Fábio Stella 
@phabiusstella

"Ser artista, se importar com a arte. Querer ser o melhor e mais que tudo não ligar se for considerado o pior. Mas sempre correr atrás pra melhorar os conhecimentos. Acho que o auto julgamento é o termômetro de todo artista voce escuta o que as pessoas dizem tira a sua conclusão e apartir  do que julgou sensato tentar melhorar"





"Bom, pra mim, ser fotógrafo é conseguir expressar os meus sentimentos, as minhas felicidades, as minhas decepções e também conseguir expressar a minha visão do mundo e da vida, mostrar o que eu vejo de bom e de sincero, é a forma que eu consigo expressar a minha arte e acima de tudo expressar o meu amor pelas coisas! A fotografia exige acima de tudo amor, acho que é por isso que eu me sinto tão bem à praticando!"




"Bom, pra mim ser fotografo é viver com outros olhos, sem regras, sem limites ou medo de viver no mundo que acredita. Poderia passar horas falando sobre a sensação de pegar uma câmera na mão e fazer seu momento, mas nada se compara com o prazer que me da quando vivo um momento atras das lentes, quando me pego pensando se aquilo é real, e quando vejo o resultado tenho certeza que é. Ser fotografo é ter liberdade de escrever histórias atras de um olhar único."















Pedro Café
@phcfck
pedro_cs13@hotmail.com

"Ser fotógrafo é ser um eterno apaixonado, pois, para cada foto é necessario ter um carinho e uma dedicação especial, porem, como toda paixão você tem que alimentar ela para que nao se acabe."




"Ser fotógrafo? é uma coisa meio difícil de se dizer pois ser " fotógrafo" é aquele que sempre tem que ter um olhar aberto para tudo,tem que saber demonstrar seus sentimentos pelas fotografias ou oque esta sentindo na quele exato momento
Ser fotografo é ser livre."




"É envolver o olhar, o momento e tudo aquilo em que a maioria vê como simples, se tornar arte, não só uma foto. Um fotógrafo terá sempre a missão de capitar isso e eternizar todos esses momentos."















granatobruno4@gmail.com
@granatobruno_Tel 967043324


"Sabe aqueles momentos em que você está diante de um lugar, uma pessoa, uma parede, uma arquitetura, um sentimento ou uma sensação e pensa: "Isso daria uma foto!" ? Para mim, ser fotógrafo é você olhar, sentir, acreditar e transformar tudo em uma fotografia. Seja ela documental, artística ou editorial... É você revelar conceito, tempo e criatividade em uma imagem."

















Jonys Lowe
Facebook
@jonyslowe


"É poder mostrar o seu ponto de vista em algo palpável aos olhos."
















www.guilhermemarquesphoto.com
e-mail: guilhermemarquesphoto@gmail.com
Tel: (11) 998783381

"Ser fotógrafo é escrever poesia, mas usando luz ao invés de tinta.
Ser fotógrafo é contar histórias, congelar momentos, transmitir sentimentos.
Ser fotógrafo é criar imagens usando todos os livros que lemos, os filmes que assistimos e as músicas que ouvimos."

















Facebook

"Eu acho que não sei responder a essa pergunta. Porque isso ainda está em construção para mim. Mas penso que fotografar, muitas vezes, seja a única forma de dizer algumas coisas que eu não conseguiria dizer de outra maneira."

















@tiamondz
Tiago Sant'Anna

"Ser fotografo é ver o mundo diferente é criar, acreditar e entender que sucesso nem sempre vai estar relacionado com dinheiro imediato. É preciso investimento e acreditar bastante no seu potencial, treinar, estudar, conhecer e executar arte, técnica e ética.

Apesar da democratização da fotografia a partir da revolução digital, hoje, muitas pessoas tem se interessado em executar trabalhos fotográficos, o que eu particularmente acho um máximo porque também sou fruto dessa vontade, porém, ser fotografo não é conto de fadas da Disney como muitos imaginam, uma fada madrinha chegando com uma câmera dslr de uma hora pra outra e “Puft”, um fotografo! Além da técnica, você precisará estudar e construir um olhar pessoal que traduza seus pensamentos para o mundo de forma efetiva seja subjetiva ou objetivamente, e isso demanda tempo, estudo e dedicação.


Ser fotografo também não é essa glamorização exagerada que se murmurinha sobre a profissão, muito pelo contrario, o normal é começar bem de baixo. Ter sucesso nem sempre vai ser estar fotografando para uma revista, agencia ou jornal, assim como a moda, o futebol a musica e varias outras aéreas, apesar da maioria das pessoas almejarem ficarem ricas com o que fazem, com o tempo aprende-se que: realização pessoal também importa! Executar um trabalho que demanda esforço e dedicação e conseguir, já é um puta sucesso, dinheiro é importante, mas não queira ser fotografo se seu objetivo for somente ganhar dinheiro fazendo isso, porque provavelmente você vai desistir nas primeiras das muitas dificuldades, como por exemplo, investimento em equipamento e cursos, falta de mercado de trabalho e desvalorização profissional.


No mais, a fotografia é pra todos que tem vontade de registrar, vivemos a era da informação instantânea, e isso é importante, assim como formar bons profissionais para termos além de imagens vazias e facilmente descartáveis. Ser fotografo além de registrar é fazer as imagens falarem.


Uma dica importante pra quem esta começando e pra quem já esta no ramo, é serem mais parceiros do que competidores, espaço tem para todos que souberem se destacar, mas o “uma mão lava a outra”, também funciona, e você provavelmente precisará de ajuda algum dia assim como tudo na vida. As panelinhas existem sim, mas costumo usar um bordão quanto a isso: “Quem não tem competência, não se estabelece”. Antes de criticar o trabalho do outro seja mais autocritico com o seu. Boa sorte a todos que se propuserem a serem fotógrafos, não é fácil, mas se você sente a necessidade de se expressar a partir de imagens, faça, a vida é curta, faça o que tiver vontade e acredite mais na sua arte do que nas regras."





Acho que agora vocês saberão que ser fotógrafo é amor, dedicação e arte! Então, nunca menospreze o trabalho de ninguém e trabalhar com o que gosta, é mil vezes melhor ♥













5 comentários:

  1. Cara, quantas fotos lindas. Eu não consegui selecionar as melhores, juro que tentei. Parabéns pelo post, declarações como as que você colheu e colocou aqui fazem seu texto mais verdadeiro, mais real. Estou te seguindo pra acompanhar seus posts. Beijocas :*
    -
    Caroline Guccione

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amore, fotos lindas mesmo, né non!? Muito obrigado por ter lido e pelo elogio, agradeço de coração ♥♥ Espero que goste de acompanhar minhas postagens, beijos!!

      Excluir
  2. Pra mim, quem é fotografo tem um dom inexplicado e que deve aproveitar, um dom que eu queria ter rs, adorei o post muito criativo com essas fotos que mostram uma personalidade e expressões diferentes. Boa sorte com seus estudos e que seus sonhos se realizem, e se tem vontade continue correndo atras do que você quer.
    Beijão.

    isadorambelinassi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amore, gostei da sua resposta, todo trabalho feito com amor é maravilhoso, não é mesmo?! Ainda mais aqueles movidos à arte ♥ Muito obrigado, de verdade ♥, que seus sonhos também se realizem e que você consiga alcançar todos os seus desejos mas não se esqueça de confiar sempre em você e seguir o caminho certo! Beijos ♥♥

      Excluir
  3. Ahhhh, fotografia <3 Há 10 anos fiz faculdade de design gráfico na Belas Artes, mas não me formei pq acabei seguindo outra carreira. Mesmo assim cursei alguns semestres de fotografia, e sinto muuuuita falta de pegar minha câmera e sair pela cidade, procurando sempre o momento perfeito para o enquadramento perfeito sob a luz perfeita <3
    E olha, parabéns pela seleção de fotos e depoimentos! Arrazou!!!
    Mil bjs!
    www.batomnabolsa.com

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Postagens Relacionadas Plugin for WordPress, Blogger...